quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Google Plus vai dar certo?


Muita gente já falou a respeito da nova tentativa do Google contra o avanço do Facebook. Já classificaram o Plus de Orkut Killer, Facebook Killer, etc. Mas será que essa comparação é válida?
Atualmente, o Google Plus é uma ferramenta onde você segue algumas pessoas sem a necessidade de qualquer tipo de confirmação. A ideia é de que você escreva e que as pessoas leiam, sem você ter a mínima ideia de quem estará lendo. Vale postar vídeo, foto, texto, links, pensamentos, xingamentos, críticas, etc. Esse é o básico dele, certo? Então, com quem ele se parece?


Não, o Google Plus não é um novo Facebook Killer! Ele é um “Twitter Killer” (ou um Yahoo! Meme Killer, mas não vai matar porque nunca nasceu direito)! O “core” do Plus é extremamente parecido com o Twitter (e com o Flickr, Formspring, Fotolog, Blogs, Podcasts etc). Como costumam dizer, é uma ferramenta de uma via só, onde você escreve para qualquer pessoa. Sites como o Facebook, Linkedin, Foursquare ou o Orkut são redes sociais em que você interage com seus amigos e conhecidos e precisa de autorização deles para ler o conteúdo. É bem diferente! Por que alguém vai publicar abertamente suas fotos do carnaval ou suas férias no Caribe para qualquer desconhecido poder olhar? Por que vou escrever que estarei no barzinho xyz e para os meus amigos comparecerem, sendo que nem sei quem irá ler aquilo? Por que alguém ira fazer algo que só fala no Facebook/Orkut para amigos mas jamais tuitaria abertamente a respeito?
Vamos ver se eu acerto seu pensamento agora: “Mas Jonny, você pode compartilhar suas informações no Plus somente para seus amigos via “circles”, e isso mantem sua privacidade!




É verdade! Mas se já existe redes sociais como Facebook e Orkut (onde já estão praticamente todos meus amigos), por que vou criar uma conta nova numa rede social? Só pela facilidade de arrastar e soltar? Pela praticidade? Pelas maravilhas do HTML5? Pelo prazer de ser Early Adopter? Para entrar no Hype? Só para fazer o trocadilho de entrar no “circle” da fulana? Pelo vício de ficar trocando de janela usando CTRL+ TAB?
Outro fator é que o Google + nunca vai matar o Twitter pelo simples fato de um ser exatamente o oposto do que o outro se propõe! Enquanto o Twitter quer ser uma ferramenta extremamente simples, com mensagens curtas e que seja fácil de enviar de onde estiver, o Plus é extremamente hitech, com várias funcionalidades para enviar textos, fotos, vídeos, etc, e com um número de caracteres muito maior. E o Twitter é o que é pela simplicidade e rapidez.
Na minha opinião o Google Plus não irá pegar por dois motivos bem mais simples: Chegaram uns 5 anos atrasados (os usuários estão saturados de redes sociais) e se o Twitter e o Facebook sentirem-se incomodados, será muito mais simples eles efetuarem algumas alterações em suas ferramentas e atrair de volta os usuários sedentos por novidades.
O que o Google Plus pode fazer para dar certo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário